Região de Ilhéus-Itabuna

Itamaraju registra alagamentos e três mortos em deslizamento após chuva de 300 mm na madrugada

Publicado por
Compartilhado

Choveu muito acima do comum na cidade de Itamaraju, na região de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul do Estado. De acordo com os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 24 horas, o volume de chuva na cidade é de 334 mm, sendo que 304 mm foram registrados entre o fim da noite desta terça-feira (7) e início da manhã desta quarta-feira (8).

O temporal provocou uma tragédia no bairro Novo Prado, onde uma encosta caiu sobre uma casa na Rua Espírito Santo. Das seis pessoas que estavam no imóvel, duas crianças de 4 e 8 anos e um adulto de idade ainda não informada morreram soterradas. A mãe e o pai das duas crianças, além do irmão mais velho, conseguiram sair do imóvel. O resgate das vítimas e remoção dos corpos do soterramento foi iniciado no início da manhã.

O prefeito Marcelo Angênica publicou um vídeo em suas redes sociais onde aparece visitando o local da tragédia. Outros bairros da cidade também foram afetados por deslizamentos.

Desde de a madrugada, equipes da Defesa Civil, prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão mobilizadas para ajudar no auxílios aos desalojados. Ainda não foi divulgado um balanço oficial de desabrigados, desalojados, vítimas e prejuízos materiais causados pelo desastre.

A prefeitura disponibilizou o número telefônico (73) 98879-2332 para auxiliar os afetados. As escolas Reitor Edgard Santos e Antigo Polivalente estão servindo como ponto de apoio para quem teve que deixar suas casas.

De acordo com os registros do Cemaden, as chuvas começaram no fim da noite e tiveram seu período mais intenso por volta de 11h. Em apenas uma hora de chuva, foram registrados 72,4 mm. Continuou chovendo no decorrer da madrugada e o temporal se intensificou por entre as 4h e 7h da manhã, somando mais de 150 mm no período.

Registro de chuvas em Itamaraju – Cemaden

Muitos vídeos circulam nas redes sociais mostrando os alagamentos registrados na cidade. Uma das imagens mostra a água invadindo uma residência enquanto uma senhora sentada no sofá assiste a enxurrada sem conseguir reagir à situação.

Em outra publicação, um vídeo mostra a forte enxurrada na localidade conhecida como Cidade Baixa, onde a água chegou a cobrir os capôs dos veículos.

As principais saídas da cidade ficam bloqueadas. As fortes chuvas provocaram ocorrências em trechos da BR-101/BA. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) monitora os locais e trabalha para solucionar as situações o quanto antes. As ocorrências são entre os KMs 803  e 811 na ponte Jucuruçu  e do KM 873 ao KM 896 em Itamaraju. Não há informações sobre interdição total da pista nos trechos citados.

Esta postagem foi publicada em 8 de dezembro de 2021 11:29

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Marcar Itamaraju

Notícias recentes

Provas do Concurso Público Nacional Unificado serão adiadas em todo o país

No início da tarde desta sexta-feira, 3 de maio, o Governo Federal decidiu pelo adiamento…

3 de maio de 2024

Governo da Bahia fez proposta de reajuste salarial e no auxílio refeição do funcionalismo

Nesta quinta-feira (2) o governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba),…

3 de maio de 2024

Campeonato Municipal de Futebol começa neste domingo em Vitória da Conquista

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, órgão vinculado à Prefeitura de Vitória da…

3 de maio de 2024

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas neste domingo em todo país

Nesta quinta-feira (2) foi confirmado pelo governo federal a aplicação das provas do Concurso Público…

3 de maio de 2024

Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) anunciou nesta quinta-feira (2) que no primeiro trimestre de…

3 de maio de 2024

Brasil passa a ser livre da aftosa sem vacinação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (2) que com o fim…

3 de maio de 2024